Deputado Gabriel Souza é eleito 1º Secretário do MDB Nacional

No início da tarde deste domingo, 6 de outubro, em Brasília, o deputado estadual Gabriel Souza (RS) foi eleito o 1º secretário da nova Executiva Nacional do MDB. O comando foi escolhido após a chapa de consenso do Diretório Nacional, “Renovação Democrática” ser eleita com 311 votos favoráveis, de um total de 319. O partido será presidido a partir de agora pelo deputado federal Baleia Rossi (SP), o mais jovem emedebista a comandar a sigla.

Como 1º secretário, Gabriel terá a função estratégica na atuação política da legenda, assumindo a missão de conduzir a mobilização e a preparação dos candidatos para as eleições municipais, especialmente nos maiores colégios eleitorais do país. “O MDB precisa atualizar o seu programa para atender a voz das ruas e ocupar o espaço de Centro na política nacional”, defendeu o deputado ao lembrar que a última atualização programática do partido ocorreu em 1996.

Proximidade com a base

Defensor de um MDB mais próximo da base – que registra 2,3 milhões de filiados em todo o país –, Gabriel Souza acredita que o novo comando eleito neste domingo representa “a possível oxigenação necessária” para que o partido volte a dialogar com a sociedade. Ele cita que as nove primeiras posições da nova executiva, responsável por liderar o discurso e atuação partidária, terá 100% de mudança. “Os cargos de presidente, dos três vices, dos três secretários e dos dois tesoureiros foram totalmente renovados, além de ser uma direção jovem”, sustenta o deputado, que também é secretário-geral do MDB gaúcho.

Para o parlamentar, a importante participação dos gaúchos na executiva será a garantia para que o Rio Grande do Sul ocupe o seu espaço e influencie positivamente nas decisões. Dentre os pontos defendidos pelo RS e que já recebeu aval para ser incorporado às novas ações está a reaproximação do comando com a base.

MDB precisa fazer diferente

O mais jovem presidente do MDB Nacional, o deputado Baleia Rossi falou sobre os desafios da sigla. “Precisamos nos reinventar, encarar os nossos erros e fazer diferente. Mas temos que reconhecer que temos uma história maravilhosa”, argumentou Baleia. Ele relembrou que além da luta pela democracia, o MDB contribuiu para conquistas importantes, entre elas o controle da inflação, a aprovação do Plano Real, o lançamento do Bolsa Família e, no Governo Temer, a recuperação da credibilidade do País internacionalmente e a estabilidade da economia.

Ao final, fez referência ao aniversário de 103 anos de Ulysses Guimarães, completados nesta data. “Ulysses é uma inspiração para todos nós, emedebistas”, concluiu.

Gabriel Souza – 1º secretário

Gabriel Vieira de Souza, 35 anos, natural de Tramandaí, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Em sua primeira legislatura, foi líder da bancada e do Governo Sartori. É médico veterinário, especialista em Gestão Pública e mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pela Unicuritiba/PR. Iniciou a sua vida política ainda na adolescência como presidente da Juventude do MDB de Tramandaí, cidade que foi secretário do Planejamento. Presidiu a JMDB-RS e o núcleo nacional. Também foi membro do Conselho Nacional da Juventude e coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Juventude da Presidência da República.

NOVA EXECUTIVA

Presidente: BALEIA ROSSI (SP)

1º Vice-Presidente: CONFUCIO MOURA (RO)

2º Vice-Presidente: CARLOS CHIODINI (SC)

3º Vice-Presidente: DANIEL VILELA (GO)

Secretário-Geral: NEWTON CARDOSO JÚNIOR (MG)

1º Secretário: GABRIEL SOUZA (RS)

2º Secretário: WASHINGTON REIS (RJ)

Tesoureiro: MARCELO CASTRO (PI)

Tesoureiro Adjunto:  RAUL HENRI (PE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *