Bombeiro militar gaúcho leciona na 1ª edição nacional do Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

Destaques Geral Polícia

A expertise do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) no trabalho de busca com cães em cenários de elevada dificuldade está entre os destaques da 1ª edição do Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC). O segundo-sargento Alex Sandro Teixeira Brum será um dos instrutores da formação de âmbito nacional.

O evento, que ocorre em Cáceres (MT), no período de 26 de abril a 11 de maio, objetiva capacitar os bombeiros militares que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para atuarem no serviço de busca resgate e salvamento com binômios (dupla bombeiro e cão), bem como no atendimento a ocorrências em seus estados de origem.

Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), a 1ª edição irá contemplar 31 profissionais de 14 Estados. Participam bombeiros militares do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins e nove cães farejadores nas atividades práticas.

Os instrutores que vão ministrar as aulas do curso possuem experiência nesse tipo de cenário e são integrantes do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc). Lotado na cidade de Santa Maria, o sargento Brum, acompanhado do cão Guapo, teve reconhecida atuação nos trabalhos de busca e resgate de vítimas das tragédias de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, e Petrópolis (RJ), em fevereiro deste ano, entre inúmeras outras operações.

O bombeiro gaúcho será responsável pelo ensino de técnicas de Busca, Resgate em Estruturas Colapsadas, Mecânica dos Odores, Tanatologia e Biossegurança em disciplina com carga horária de 12 horas-aula, divididas entre teoria e prática.

A capacitação visa a especialização em todos as unidades federativas, para desenvolver o serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e potencializar as ações de resposta dos profissionais da segurança pública. Nos últimos desastres ocorridos no Brasil, os cães farejadores foram fundamentais para a localização de vítimas.

 

Texto: Kelly Motter/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.